13/06/2015

Consumo correto dos nutrientes aumenta a expectativa de vida

Alimentação ajuda a prevenir doenças como mal de Alzheimer, osteoporose e até depressão

A alimentação influencia diretamente em nosso físico, sobretudo quando atingimos a terceira idade. Estudos afirmam que idosos são um dos grupos etários com maior risco às deficiências nutricionais. Nesta fase é que os ossos começam a enfraquecer e o consumo de cálcio torna-se cada vez mais necessário para mantê-los fortes.

O sódio e o cálcio, por exemplo, são itens que merecem atenção redobrada, de acordo com a nutricionista Jamila Vital, do Lótus Azul – restaurante de Gastronomia Saudável. “A falta de cálcio reflete na fraqueza dos ossos, em contrapartida o cálcio não metabolizado pelo organismo pode provocar cálculos renais e constipação intestinal devido à sua alta concentração e, também, pela diminuição da absorção intestinal em decorrência da idade. Enquanto o sódio, é pelo consumo acima do tolerável”, explica a nutricionista.

Para Jamila, o ideal é substituir o sal de cozinha por ervas ou temperos naturais, incluindo folhosos verde escuros, peixes, frutas, leguminosas e farinha de linhaça no cardápio. Alterações como osteoporose, memória ruim e movimentos imprecisos são alguns dos sinais de que o organismo está sofrendo com uma dieta pobre em nutrientes.

Os restaurantes que trabalham com o conceito da gastronomia saudável acabam sendo ótimas opções para o público mais velho, que vai encontrar todos os nutrientes que precisam no buffet. “No Lótus Azul, temos um cardápio variado para cada dia da semana, não gostamos de repetir, sabemos o quanto isso valoriza a casa e atrai ainda mais nossos clientes. Além disso, nosso buffet é monitorado por uma profissional de nutrição”, afirma Rodrigo Góes, sócio do Lótus Azul.

Oito nutrientes essenciais na dieta para a terceira idade:

1 – Zinco: responsável por aumentar a imunidade perdida com a idade, o zinco é um mineral de ação antioxidante, que ajuda a manter os cinco sentidos depois dos 60 anos. Fontes: nozes e castanhas, além do arroz integral.

2 – Cálcio: excelente para manter o ritmo cardíaco e a saúde do cérebro, o cálcio também é uma importante fonte de prevenção da osteoporose. Fonte: folhosos verde escuros, quinoa e gergelim.

3 – Vitamina D: aliada ao cálcio, a vitamina D é a sua parceira na melhora da absorção intestinal. Fonte: peixes e fruto do mar.

4 – Fibras: é ótimo para combater a prisão de ventre. Fontes: linhaça e frutas.

5 – Potássio: evita a ação do sódio no organismo. Fontes: melancia, feijões, ervilhas e soja.

6 – Ômega 3: atua na comunicação entre as células nervosas, prevenindo doenças como mal de Parkinson, Alzheimer, depressão e perda de memória. Fonte: óleo de coco.

7 – Antioxidantes: mantêm o corpo protegido da ação dos radicais livres. Fonte: cenoura, beterraba, couve, brócolis e óleos vegetais.

8 – Vitaminas do complexo B: fortalecem o sistema imunológico e mantêm o cérebro saudável para proteger os tecidos nervosos. Fonte: leguminosas e sementes.

Fonte: Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário