Ampliação permitirá melhor atendimento para as gestantes e as mães com recém-nascidos. Obra não teve custos extras para os cofres públicos
Foto: Roberto Rodrigues
O deputado distrital Raimundo Ribeiro (PSDB), a filha do governador Rodrigo Rollemberg, Gabriela Rollemberg, a vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada Liliane Roriz (PRTB), o secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador, a juíza da Vara de Execuções Penais do TJDFT, Leila Cury, e o subsecretário do Sistema Penitenciário, João Carlos Lóssio
A Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, passou a contar com uma nova ala de berçário nesta quarta-feira (19). Com a ampliação, as internas que dão à luz ocuparão um setor diferente do das gestantes.
A capacidade anterior era de 24 vagas em uma ala única. Agora, o espaço antigo tornou-se exclusivo para as grávidas, enquanto o inaugurado hoje oferece 22 leitos para as mulheres com bebês recém-nascidos.
A novidade não teve custos adicionais para os cofres do governo. A mão de obra foi toda da Secretaria de Justiça e Cidadania, e os materiais utilizados foram obtidos por meio de doações de diversos órgãos públicos e do Centro Universitário de Brasília (Uniceub).
Atualmente, a Colmeia tem 692 internas, sendo 20 gestantes e 17 com bebês — nos regimes fechado, semiaberto (sem saída), provisório e semiaberto (com benefícios externos).
Acompanhamento
Grande parte das detentas grávidas chega à Colmeia sem ter iniciado o pré-natal. Muitas vezes, elas nem sequer sabem o real estado de suas gestações.
Ao dar à luz e retornar à prisão, a mãe passa pela triagem do núcleo de saúde e é encaminhada para atendimento com ginecologista e equipe multiprofissional. Quando há solicitação de exames complementares, eles são agendados no hospital.
Os bebês também são acompanhados por diversos profissionais, a exemplo do pediatra, com atendimento mensal. Casos graves e emergenciais são levados ao hospital.
A interna recebe do Núcleo Materno-Infantil da Penitenciária Feminina roupas conforme o tamanho da criança, além de cueiro, toalha, meias, luvas, cobertor, fraldas e sabonetes, entre outros produtos.
Fonte: Redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário